D-Link 30 anos: companhia celebra sua ‘paixão por inovar’

São Paulo, fevereiro de 2016 – A D-Link, uma das líderes mundiais em infraestrutura para redes e líder em mindshare na categoria de conectividade no Brasil e na América Latina, completa 30 anos de vida em junho deste ano de 2016.

A história da empresa, que está presente em cerca de 100 países, é definida por sua visão, networking e paixão por inovar. E para isso a empresa lançou um logotipo comemorativo, que acompanhado do slogan “Paixão por inovar”, está sendo utilizado em todo o mundo.

Em 2016, a D-Link já começou o ano comprovando sua paixão por inovar ao apresentar, na Consumer Electronics Show (CES), novas linhas de produtos de conectividade. Ultra Wi-Fi Routers Series and EXO Router Series ;Entre elas, a linha de roteadores EXO, que une design e desempenho superior, e a linha de câmeras Wide Eye 180º Series, que como o próprio nome diz, tem alcance de 180°, característica pioneira no mercado de consumo. Além disso, a marca ainda traz novidades e recursos importantes para sua linha Connected Home, que promove a automação residencial inteligente e segura. Ainda durante a CES, a empresa recebeu dois prêmios CES Innovation Awardsits :: um para o Kit Ultra Wi-Fi Inteligente DKT-891, o e outro para o Detector de Alarme Inteligente DCH-S165, que faz parte da linha Connected Home D-Link.

 

A origem da marca

O nome D-Link vem da capacidade da companhia de unir as pessoas e as coisas que são importantes para elas: a empresa começou com o nome de Datex Systems, uma combinação das palavras "data" e "exchange", mas rapidamente o nome mudou para D-Link. Neste nome mais recente, "D" remete a "Datex," que foi acrescido à "Link", palavra centrada no principal negócio da companhia: o networking. Em mandarim, o nome D-Link significa "amigos de networking", o que reflete ainda mais a missão da empresa: possibilitar a conectividade à pessoas e empresas.

Quando a D-Link começou, na década de 80, a maioria dos PCs domésticos eram grandes e pesados por conta de seus componentes volumosos. A placa de rede tinha 11 polegadas de largura, tamanho equivalente a um notebook de hoje em dia. Ninguém tinha o know-how para mudar isso até que a D-Link otimizou o tamanho e custo das placas de rede. O preço mais acessível e o aumento da funcionalidade dos computadores os fizeram mais úteis para milhares de pessoas, e a D-Link foi uma das responsáveis por isso ao ajudar a acelerar essa revolução global.

Em todo o mundo, a D-Link colabora com a vida de milhões de pessoas e empresas. Diariamente, a empresa provê redes hospitalares que permitem que operações possam ser realizadas, salvando milhões de vidas; conecta vários centros de conhecimento em universidades e institutos de pesquisa, permitindo avanços científicos; ajuda pequenas empresas familiares a crescerem por meio de seus produtos de rede e de vigilância com câmeras de monitoramento Wi-Fi; e, em milhões de casas ao redor do mundo, ajuda famílias a desfrutar de uma vida digital.

“De 1986 para 2016, a D-Link cresceu de um grupo de sete amigos para mais de 3 mil funcionários em todo o mundo. Em junho, comemoramos a nossa história de sucesso, nossa paixão por inovar e a conquista de termos ajudado pessoas a se conectarem cada vez mais e melhor durante esses 30 anos. Estamos ansiosos para atingir mais 30 anos de networking e crescimento”, explica André Marchiori, presidente da D-Link na América Latina.

 

D-Link no Brasil e América Latina

A D-Link completa 15 anos de presença no Brasil. O país é um dos principais mercados da América Latina, e muitas das vezes,  pioneiro em receber alguns dos lançamentos mundiais da companhia. A empresa conta com sede em Alphaville, no município de Barueri, e centro de distribuição no Espírito Santo.

Além do Brasil, na América Latina a D-Link possui escritórios no México, Colômbia, Chile, Peru e Equador. Também possui operações na Argentina, e desde seu escritório da Costa Rica, atende toda a América Central. Em toda a região, a D-Link tem foco nos mercados de consumo, corporativo e telecomunicações.

 

Marcos Corporativos da Companhia

1986

·          A empresa Datex Systems, Inc. é fundada para comercializar adaptadores de rede.

1987

·          A Datex transfere seu escritório de Taipei para sua nova sede no Hsinchu Science-Based Park.

1989

·          A Datex estabelece sua subsidiária europeia, consolidando sua presença nos mercados europeus e norte-americano.

1992

·          A Datex Systems Inc. tem seu nome alterado para D-Link Corporation.

1994

·          A D-Link International Ltd. é constituída em Cingapura para desenvolver negócios em todo o mundo, além das fronteiras da Europa, dos EUA e da Grande China.

·          A D-Link se torna a primeira empresa de redes de Taiwan com Capital Aberto (IPO) na Bolsa de Valores de Taiwan (código TAIEX 2332).

1995

·          A D-Link constitui sua filial indiana e são iniciadas as operações de fabricação na Índia.

1998

·          A D-Link é listada entre as empresas do índice Forbes 300.

2002

·          A Revista BusinessWeek lista a D-Link entre as 100 Principais Empresas de Tecnologia da Informação no índice Annual Global Top 100 Information Tech Companies.

2003

·          A Divisão de P&D e fabricação da D-Link consolida-se como uma empresa independente, denominada Alpha Networks Inc.

2004

·          A D-Link é classificada como a empresa número 1 em soluções de conectividade de rede para pequenas e médias empresas (PMEs) pelo Synergy Research Group.

·          A D-Link recebe a certificação ISO 9001 após cisão da Alpha Networks Inc.

2006

·          A D-Link recebe a certificação ISO 14001.

·          A D-Link recebe o Prêmio de Mérito Internacional (International Achievement Award) do principal jornal de Taiwan: The China Times.

2008

·          Falece o fundador da D-Link, Ken Kao. O cofundador, John Lee, é nomeado presidente da D-Link Corporation.

2009

·          A D-Link recebe o Prêmio de Inovação Excepcional para Avanços da Tecnologia Industrial do Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan (R.O.C).

2010

·          A D-Link é classificada como a empresa número 1 em Pontos de Acesso WLAN Independentes para Empresas de Pequeno a Grande Porte na categoria Unit Shipments.

2011

·          A D-Link vence o Prêmio Taiwan Excellence Gold 2011.

·          A D-Link se desmembra na nova Unidade de Negócios para Serviços em Nuvem miiiCasa.

·          Roger Kao é nomeado diretor executivo (CEO) e diretor geral da D-Link Corporation.

·          A.P. Chen é indicado como presidente da D-Link Corporation.

2012

·          A D-Link vence o Prêmio Inovação Industrial Nacional de Taiwan de 2012.

 

2015

·          Douglas Hsiao é nomeado diretor executivo (CEO) e vice-diretor geral da D-Link Corporation.

·          Anny Wei é nomeado presidente da D-Link Corporation.

·          A D-Link Corporation firma um memorando de entendimento (MoU) com o governo de Telangana para estabelecer o seu centro global de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

·          A D-Link recebe novas versões das certificações ISO9001:2015 e ISO14001:2015.

 

Marcos de Inovação em Produtos

1986 – 1995

·          A D-Link (ainda Datex) lança seu primeiro adaptador Ethernet para PC, o DE-001.

·          A D-Link lança o primeiro Sistema Operacional peer-to-peer do mercado, o LANSmart Network.

·          A D-Link projeta com sucesso e produz em massa seus próprios chips controladores Ethernet, reduzindo o custo dos principais componentes eletrônicos.

·          A D-Link lança o Adaptador LAN de bolso DE-600, oferecendo maior comodidade aos usuários de PCs móveis.

·          A D-Link apresenta seu primeiro hub Ethernet 10BASE-T, um dos primeiros dispositivos a adotar o cabo de rede de par trançado (padrão vigente até hoje).

·          A D-Link lança o DE-5000, seu primeiro switch de rede corporativo baseado em chassi.

·          A D-Link lança seu primeiro software de gerenciamento padrão SNMP, chamado Programa de Gerenciamento de Rede D-View (D-View Network Management Program).

·          A D-Link fica entre os primeiros da indústria a introduzir um adaptador de rede sem jumpers e de configuração zero, o DE-220CT.

·          A D-Link lança o concentrador FDDI DF-3000 fibra ótica, tolerante a falhas e com ampla largura de banda.

·          A D-Link lança seu primeiro Adaptador Fast Ethernet de dupla-velocidade de 10/100 Mbps.

·          A D-Link lança seus primeiros switches Ethernet, o DES-604 e o DES-608.

 

1996-2005

·          A D-Link lança seu primeiro roteador, o DE-1150.

·          A D-Link lança seu primeiro Switch Ethernet gerenciado, o DES-3205.

·          A D-Link lança o primeiro switch Fast Ethernet do mundo, com um roteador remoto ISDN em um suporte empilhável.

·          A D-Link lança seus switches Ethernet de terceira geração.

·          A D-Link lança seus primeiros produtos Wi-Fi e Bluetooth.

·          A D-Link inicia vendas em massa de gateways de estação de telefonia IP, modems ADSL, modems a cabo, etc.

·          A D-Link é uma das primeiras empresas a lançar produtos LAN sem fio no novo padrão IEEE 802.11a 5 GHz.

·          O primeiro roteador de jogos Gigabit da D-Link, o DGL-4300, é introduzido e posteriormente ganha mais de 25 prêmios.

 

2006-2016

·          A D-Link começa a oferecer suporte para IPv6 para internet de última geração e os Roteadores residenciais D-Link DI-524, DI-624 e DI-784 recebem certificação IPv6 Ready da IPv6 Forum.

·          Os Switches xStack das séries DGS-3400, DES-3528/52, chassis série DGS-3610 e chassis série DES-7200 da D-Link receberam a certificação IPv6 Ready da IPv6 Forum.

·          A D-Link é uma das primeiras fabricantes a passar no teste de compatibilidade IPv6 do Laboratório de Interoperabilidade da Universidade de New Hampshire (UNH-IOL).

·          A D-Link apresenta os revolucionários mydlink Cloud Services e lança o primeiro Roteador para Nuvem e Câmera Cloud para Armazenamento em Nuvem.

·          A D-Link lança o primeiro 4G LTE com soluções na nuvem para provedores de serviços e consumidores.

·          A D-Link anuncia recurso exclusivo de configuração zero para todos os novos Roteadores cloud e Câmeras IP Cloud; adiciona suporte para alguns Roteadores cloud vigentes.

·          A D-Link apoia o Lançamento Mundial do IPv6 com mais de trinta produtos preparados, incluindo o primeiro roteador e AP PowerLine preparados para esse protocolo do mundo.

·          Todos os novos roteadores D-Link são comercializados com total suporte para IPv6, com o logotipo Preparado para IPv6 - Fase II.

·          A D-Link introduz recurso exclusivo de configuração zero para interoperabilidade líder de setor com um único toque entre Câmeras e Roteadores cloud.

·          A D-Link define um novo segmento de mercado, o de roteadores pessoais portáteis, com os modelos DIR-505 e DIR-506L.

·          A D-Link entra no mercado 11AC com a primeira linha completa de roteadores para atender às diferentes necessidades dos clientes.

·          A D-Link apresenta os primeiros roteadores 11AC em forma de torre do mundo (DIR-868L, DIR-860L, DIR-850L e DIR-820L).

·          A Família de Soluções cloud da D-Link ganha uma nova categoria, os Pontos de Acesso Cloud, com o lançamento do Ponto de Acesso sem fio N 150 DAP-1160L.

·          A D-Link apresenta ao mercado a revolucionária Câmera de Monitoramento para bebês, a  BabyCam de Alta Definição DCS-825L. O produto é reconhecido pelo prêmio CES Innovations 2014 Design and Engineering Award (Prêmio de Design e Engenharia da CES Innovations 2014).

·          O Primeiro roteador 11AC portátil do mundo, o DIR-510L, é lançado na mostra mensal de TI de 2013.

·          A D-Link ingressa na era Casa Conectada, apresentando o 1o produto de Connected Home: o aparato residencial smartplug and mydlink™ DSP-W215.

·          A D-Link lança o Roteador ULTRA Wi-Fi AC3200 DIR-890L. O design e desempenho excelentes ajudam a ganhar ampla atenção da mídia durante a CES 2015.

·          A D-Link anuncia o primeiro adaptador wireless em forma de esfera e com USB 3.0, o DWA-192 AC1900.

·          A D-Link anuncia as primeiras câmeras Wi-Fi com Visão Ampla de 180° do mundo: a DCS-960L e a DCS-2630L.

·          A D-Link anuncia a Série EXO de Roteadores na moderna cor laranja, com foco no design da antena e na potência.

 

Sobre a D-Link

A D-Link é um dos principais players mundiais na área de equipamentos para infraestrutura de redes convergentes e seguras, monitoramento e soluções em cloud computing para consumidores finais e empresas, sendo líder de mindshare em conectividade no Brasil e na América Latina. Conta com subsidiárias nos maiores mercados do mundo e uma extensa rede de distribuidores em mais de 90 países.

Presente no Brasil desde 2001, a empresa continuamente oferece soluções de conectividade que ampliam e melhoram a experiência de acesso às redes, para que seus clientes se mantenham conectados e obtenham mais experiências, produtividade e oportunidades no dia-a-dia. Para isto, a D-Link mantém centros de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora do Taiwan, seu país sede.

Em 2016 a D-Link comemora 30 anos de existência e se orgulha em ter antecipado diversas tendências do mercado de tecnologia, tendo sido umas das primeiras empresas a investir em uma equipe dedicada a desenvolver produtos em nuvem como Roteadores e Câmeras Cloud e e soluções de Casa Conectada. Entre outras inovações, é possível citar o pioneirismo da D-Link em oferecer produtos da categoria 11AC, protocolo mais recente e rápido para conexões Wi-Fi.  

Para mais informações, visite o site www.dlink.com.br ou conecte-se com a D-Link no Facebook e Twitter.