Decodificador digital D-Link com software TQTVD é solução escolhida para integrar Kit Conversor do programa Bolsa Família

São Paulo, dezembro de 2015 – A qualquer momento Rio Verde, em Goiás, será a primeira cidade brasileira a ter o sinal analógico de TV desligado. Em seguida, o processo será realizado em Brasília e região, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Em um ano a previsão é que em um ano 137 cidades só tenham acesso ao sinal digital.  

Para atender a esta demanda, o Governo Federal criou o Kit Conversor, que visa adaptar as televisões antigas dos beneficiários do Bolsa Família ao novo sinal digital da TV aberta. A D-Link, que é uma das empresas líderes mundiais da indústria de equipamentos para infraestrutura de redes convergentes e seguras, foi escolhida para oferecer o decodificador do kit, que foi desenvolvido com exclusividade para o programa. Neste processo, a empresa taiwanesa realizou uma parceria com a TQTVD, uma empresa do grupo TOTVS, líder no Brasil em soluções de soluções de negócio que, por meio de sua unidade de TV Digital, a TQTVD, embarcou ao equipamento o middleware Ginga. O software é 100% desenvolvido no Brasil e reúne uma gama de serviços: busca de canais, guia de programação, acesso a aplicativos no portal da internet, controle dos pais, além do suporte à acessibilidade por meio dos recursos de áudio locução e libras.

A aliança, que resultou em plataformas de hardware e software otimizadas e de baixo custo, contemplará, inicialmente, sete mil famílias de Rio Verde (GO). Para receber o kit conversor, os beneficiários deverão realizar um pré-cadastro pelo número de telefone 147 e agendar uma data para retirar o equipamento. O primeiro milhão de equipamentos será distribuído para as próximas cidades que terão o sinal analógico interrompido.

O decodificador e sua interatividade

O decodificador digital (também conhecido como set-top-box ou STB) D-Link DTB-332 foi escolhido pela EAD (Entidade Administradora da Digitalização), responsável pelo processo de digitalização da TV no Brasil, e desenvolvido de acordo com as necessidades do projeto. O equipamento apresenta tecnologia de alta qualidade para som e imagem e possui conexões HDMI, RCA, RF de entrada e saída, além de entrada para cabo ethernet e duas portas USB, que podem ser utilizadas para a conexão de modems 3G.

“É um orgulho para a D-Link participar de um projeto desta magnitude. Estaremos dentro de mais de 14 milhões de lares em todas as regiões do Brasil, possibilitando que as famílias tenham acesso a um serviço de qualidade a custo zero”, afirma Andre Marchiori, presidente da D-Link América Latina.

Um grande destaque do decodificador DTB-332 é a interatividade. As famílias beneficiadas terão acesso à interatividade da TV Digital aberta e também aos aplicativos governamentais e de serviços públicos disponíveis no Portal de Aplicativos para TV Digital, mantido pelo Ministério das Comunicações. Os aplicativos serão atualizados constantemente, de maneira automática, e têm conteúdo personalizado de acordo com a cidade e região.

Para David Britto, diretor de tecnologia da TQTVD, a interatividade na TV aberta é um veículo fundamental para a inclusão digital da população brasileira. “A interatividade leva informação e serviços públicos para a casa das pessoas de forma didática, lúdica e de fácil compreensão. A parceria com a D-Link nos permitiu oferecer uma experiência atraente, de baixa complexidade e custo”, completa o executivo.

Um dos aplicativos de cunho social que já virá embarcado na plataforma é o Projeto Brasil 4D, idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele permite acessar, pelo controle remoto a conteúdos como vagas de emprego, informações sobre saúde e programas de apoio à mulher.

O calendário completo de distribuição dos equipamentos pode ser acompanhado no site vocenatvdigital.com.br.   

 

Sobre a D-Link

A D-Link é uma das líderes mundiais na área de equipamentos para infraestrutura de redes convergentes e seguras, monitoramento e soluções em cloud computing para consumidores finais e empresas. Conta com subsidiárias nos maiores mercados do mundo e uma extensa rede de distribuidores em mais de 90 países.

Presente no Brasil desde 2001 busca continuamente por meio da oferta de soluções de conectividade melhorar a experiência de acesso às redes, para que seus clientes se mantenham conectados e obtenham mais experiências, produtividade e oportunidades no dia-a-dia. Para isto, a D-Link mantém centros de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora do Taiwan, seu país sede, mantendo no Brasil um laboratório de qualidade. Ano a ano a empresa se orgulha em conquistar reconhecimento de mercado com premiações relacionadas à inovação, qualidade e desempenho de seus produtos.

Para mais informações, visite o site www.dlink.com.br ou conecte-se com a D-Link no Facebook e Twitter.

Sobre a TOTVS

Top provedor de soluções de negócios para empresas de todos os portes, líder absoluta no mercado de SMB, atuando, além do BackOffice, também de forma intensa no “core”/ “front office” dessas empresas com soluções integradas incluindo software de gestão, plataformas de colaboração e produtividade e consultoria, sendo uma das maiores provedoras de ERP Suíte do mundo, líder na América Latina, com mais de 50% de marketshare no Brasil. Considerada a 22ª marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking da BrandAnalytics. A TOTVS está presente em 39 países, entre filiais, franquias e centros de desenvolvimento. No Brasil, conta com 5 filiais, 52 franquias e 9 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 3 filiais, 15 franquias e 2 centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Sobre a TQTVD

A TQTVD é a líder no fornecimento de middleware Ginga para os mercados ISDB-T e IPTV. Seu principal produto, o middleware AstroTV, é reconhecido pelo mercado, estando presente em mais de 15 milhões de televisores, conversores digitais e dispositivos 1-Seg. O AstroTV+ é sua solução de software para a transição do sinal analógico para o digital, oferecendo integração Broadcast & Broadband, Loja de Aplicativos, suporte a canais OTT, Segunda Tela e suporte ao Ginga Perfil C. Para mais informações, acesse o website www.tqtvd.com.