Dia Mundial do Meio Ambiente: produtos D-Link oferecem soluções sustentáveis

 

Entre outras características, companhia taiwanesa oferece produtos com recursos como redução de consumo de energia elétrica e expectativa de vida mais longa, fatores que ampliam a produtividade dos equipamentos, redução do uso de recursos naturais e economia para os clientes corporativos e usuários finais

 

São Paulo, junho de 2016 – No dia 05 de junho é celebrado internacionalmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o intuito de enfatizar a necessidade de ações mais sustentáveis e menos agressivas ao ecossistema, reunindo esforços dos cidadãos e das empresas de todo o mundo. A ecoeficiência e a economia de energia têm sido cada vez mais enfatizadas no mercado de TI e tem resultado em planos e projetos para reduzir a quantidade de energia dispensada para o funcionamento das redes corporativas e nos equipamentos de uso doméstico.

A ideia de ter equipamentos ‘verdes’ está mais relacionada com a responsabilidade social em poupar energia do que somente promover eficiência energética para reduzir custos. Pioneira na indústria de conectividade a D-Link, empresa líder de mindshare na categoria de conectividade no Brasil e América Latina, oferece sua tecnologia verde em equipamentos desde o ano de 2007.

Desde sua fundação, em 1986, a companhia taiwanesa vem trabalhando com a iniciativa de "computação verde", permanecendo na vanguarda do desenvolvimento de produtos ambientais e socialmente responsáveis. A empresa traz o propósito de sustentar um futuro melhor, começando com a proteção do meio ambiente, e de atender aos requisitos de seus clientes que adotam a mesma filosofia. Desta forma, pode contribuir para a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

A tecnologia D-Link Green é um reflexo direto da base de valores e confiança sobre a qual a empresa está construída. Entre outras características, visa principalmente diminuir os gastos de energia por meio da redução do consumo de força, sem sacrificar o desempenho operacional ou as funcionalidades dos equipamentos, oferecendo benefícios tanto para o ecossistema como para os usuários. Além disso, para cumprir com responsabilidades sociais, conta com um sistema de administração ambiental com certificação ISO 14001 que permite à empresa como um todo reduzir o impacto de suas operações no meio ambiente, e é um parceiro ENERGY STAR, trabalhando para criar produtos e práticas que economizam energia. Os produtos também são projetados sem o uso de substâncias tóxicas de acordo com a diretriz RoHS. Todos os produtos D-Link contam com embalagens recicláveis.

"Pensar verde tornou-se uma visão global da responsabilidade ambiental. Há 30 anos a D-Link vem defendendo essa visão e segue focada no desenvolvimento de produtos que reduzem significativamente o consumo de energia sem afetar o desempenho esperado", explica Anna Muratori, head of Marketing da D-Link América Latina.

A ecoeficiência está presente em 90% do portfólio de switches, em roteadores e access points corporativos, na linha Powerline (kits repetidores DHP-W311AV, DHP-W221AV e demais modelos introduzidos mundialmente em 2016), em toda a linha de armazenamento NAS, e em parte do portfólio de modems 3G/4G.  As características de ecoeficiência variam entre cada modelo de equipamento. Confira as principais características presentes nos produtos:

 

Switches

1) Controle de energia nas portas dos switches

 

Com a tecnologia D-Link Green, se não houver link de dados ou se os dispositivos estiverem desligados, o switch colocará essa porta no "modo de hibernação", reduzindo a energia fornecida para ela. Quando um computador ou equipamento de rede é desligado, os switches muitas vezes permanecem ligados e continuam consumindo uma quantidade considerável de energia. Com a tecnologia D-Link Green, se não houver link de cabos ou se os dispositivos estiverem desligados, a mesma colocará essa porta no "modo de hibernação", reduzindo a energia fornecida para ela e economizando energia em até 73%. 

2) Ajuste automático de energia conforme o comprimento do cabo

Ao detectar automaticamente o comprimento do cabo de Ethernet utilizado (cabos de até 20m), a tecnologia D-Link Green pode reduzir o consumo de energia em até 66%, quando comparada à energia fornecida para cabos de qualquer comprimento.

3) Power over Ethernet (PoE) baseado na programação

Os switches que contam com a tecnologia PoE (Power over Ethernet, que alimenta equipamentos como acess point ou um aparelho de telefone IP, por exemplo) podem ser programados para ligar/desligar em horários determinados, desativando os aparelhos da ponta quando não são necessários.

4) Diminuição do calor e desligamento ou redução da velocidade da ventoinha para reduzir o ruído e o consumo de energia

Os usuários podem não ter conhecimento do consumo de energia dos equipamentos, mas é possível sentir o calor emitido por eles. Ao utilizar produtos que possuem a tecnologia verde, nota-se uma grande diferença na quantidade de calor emitido, prolongando inclusive a vida útil do produto. Além disso, os sistemas de armazenamento da D-Link desligam a rotação dos discos quando não são estão sendo utilizados – já em equipamentos que necessitam de ventilação forçada o sistema Smart Fan aciona os ventiladores somente quando é excedida uma temperatura pré-determinada.

 

Roteadores e Access Points corporativos

Os equipamentos podem ser programados para desligarem a rede wireless nos momentos em que não é necessária, o que diminui o consumo e aumenta a segurança. Com a Tecnologia D-Link Green, é possível programar o Wi-Fi para que esteja ativo somente nos momentos em que for necessário. Além disso, ao utilizar um roteador com a Tecnologia D-Link Green, o recurso SharePort® permite que os usuários acessem uma impressora em rede sem a necessidade de alimentar um computador host.

Repetidores Powerline

Os kits repetidores Powerline desligam automaticamente quando não estão sendo utilizados. Além de economizarem o consumo de energia, oferecem desempenho até 4X melhor do que os repetidores Wi-Fi convencionais.

 

A redução do consumo de energia, menor produção de calor, melhora do tempo de vida útil do produto e a redução dos custos operacionais são benefícios da tecnologia D-Link Green que impactam a redução direta do total cost of ownership (custo de propriedade total dos equipamentos). Sobre o tema, Anna pontua: "Tanto as grandes empresas como os usuários domésticos não querem somente economizar energia dos dispositivos de rede, mas também desejam obter menores custos de manutenção. Os equipamentos de networking sempre foram vistos como grandes vilões de consumo de energia, manutenção e ajustes constantes, já que estão ligados o tempo todo. Surge então a importância do uso de soluções que aliem a necessidade de economia à proteção do meio ambiente", conclui a executiva.

Para mais informações, consulte o site D-Link Green.

 

 

Sobre a D-Link:

A D-Link é um dos principais players mundiais na área de equipamentos para infraestrutura de redes convergentes e seguras, monitoramento e soluções em cloud computing para consumidores finais e empresas, sendo líder de mindshare em conectividade no Brasil e na América Latina. Conta com subsidiárias nos maiores mercados do mundo e uma extensa rede de distribuidores em mais de 90 países.

 Presente no Brasil desde 2001, a empresa continuamente oferece soluções de conectividade que ampliam e melhoram a experiência de acesso às redes, para que seus clientes se mantenham conectados e obtenham mais experiências, produtividade e oportunidades no dia-a-dia. Para isto, a D-Link mantém centros de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora do Taiwan, seu país sede.

Em 2016 a D-Link comemora 30 anos de existência e se orgulha em ter antecipado diversas tendências do mercado de tecnologia, tendo sido umas das primeiras empresas a investir em uma equipe dedicada a desenvolver produtos em nuvem como Roteadores e Câmeras Cloud e soluções de Casa Conectada. Entre outras inovações, é possível citar o pioneirismo da D-Link em oferecer produtos da categoria 11AC, protocolo mais recente e rápido para conexões Wi-Fi. 

Para mais informações, visite o site www.dlink.com.br ou conecte-se com a D-Link no Facebook e Twitter.