Em novembro de 2021 foi finalizado o leilão do 5G com arrecadação bilionária no valor de R$47,2 bi. O interesse das empresas pelas faixas demonstra o desejo das companhias em explorar a infraestrutura de conectividade no Brasil. Com o 5G, mais tecnologias importantes para o desenvolvimento do país podem ser postas em prática, como IoT, big data e serviços de cloud.
Com a chegada do 5G ao Brasil, surgem também novas oportunidades para os provedores de internet. Entenda a seguir o que muda e quais são as oportunidades para os provedores.
Com o 5G ocorre o aumento da cobertura de internet no país e cresce também o volume de novos negócios. Para atender a todos que necessitam da internet, seja ela 5G ou não, os PPPs (Provedores de Pequeno Porte) têm papel fundamental. Isso ocorre porque a internet de fibra óptica, por exemplo, não vai deixar de ser oferecida, aumentando para o consumidor final, grandes empresas e indústrias, o leque de serviços possíveis para contratação.
Em um país composto por realidades distintas e de grande extensão territorial, a novidade abre mais espaço para competição por preços e melhores serviços de acordo com as necessidades de cada contratante. Inclusive, a demanda pela fibra óptica tende a aumentar de cinco a dez vezes com relação à necessidade atual para promover a conexão com as novas antenas.
Outra oportunidade vem da necessidade de modernizar toda a malha de conexões. Com a chegada do 5G, novos data centers precisarão ser implantados e os PPPs serão protagonistas na hora de oferecer a infraestrutura necessária para a criação dos novos pontos.
A velocidade e intensidade dos novos negócios proporcionados pela chegada do 5G dependem da superação de desafios, como a aceleração da implantação das antenas de telecomunicação. Para que todo o processo de ativação do 5G seja feito de forma gradativa e sustentável, a Anatel define um cronograma de metas e prazos. A expectativa é que o 5G cubra todo território brasileiro em 2028. No curto prazo, o 5G deve chegar nas capitais e no Distrito Federal até julho deste ano.
Confira o cronograma previsto pela Anatel para implementação do 5G no Brasil:
Enquanto a tecnologia é implementada no país, chegam também ao mercado novos produtos que utilizam a frequência, gerando mais oportunidades de vendas para PPPs e também para o varejo. Continue acompanhando a D-Link e não perca os lançamentos de produtos 5G.
Voltar ao Blog