Inovação é o nome do jogo para muitas empresas quando se trata de se adaptar aos desafios apresentados pela atual pandemia. Desde o gerenciamento de picos no tráfego online até a descoberta de como manter as pessoas seguras e socialmente distantes, as empresas contam com a ajuda da tecnologia.
Aqui estão alguns exemplos de como a tecnologia tem atuado e ajudado nas demandas intensificadas pela pandemia:
1) Câmeras de vigilância ajudam a salvar EPIs valiosos
Não é segredo que existe uma escassez de equipamentos de proteção pessoal. Isso colocou os hospitais em uma situação difícil – eles estão desesperados para conservar seus suprimentos de EPI e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. Para ajudar, os hospitais recorreram a câmeras de vigilância.
Usando carrinhos de telemedicina equipados com câmeras e outros equipamentos de telemedicina, enfermeiras e médicos podem verificar os pacientes sem a necessidade de entrar na sala – economizando suprimentos preciosos de EPI e ajudando a reduzir a exposição geral dos profissionais de saúde a pacientes com COVID-19.
O Providence Regional Medical Center em Everett (Washington), descobriu que as câmeras de vigilância funcionam muito bem. “Tínhamos pessoas fora da sala conversando com o paciente, avaliando-o com o (estetoscópio eletrônico) e mantendo essas linhas de comunicação abertas”, disse o Dr. Todd Czartoski, diretor de tecnologia médica da Providence, em um artigo na Modern Healthcare. Ele observou que, graças às câmeras, “os hospitalistas, o médico infectologista e outros especialistas não precisavam se vestir, entrar e sair da sala várias vezes ao dia”.
Quanto aos tipos de câmeras de vigilância que funcionarão melhor neste cenário, aqui estão os três recursos recomendados:
2) Switches de LAN resgatam bancos que lidam com tráfego crescente
Com aproximadamente 200.000 funcionários em todo o mundo, o Citibank estava preocupado com um grande aumento no tráfego por ter todos os seus funcionários conectados ao mesmo tempo. De acordo com a Reuters, o Citigroup tem tentado escalonar os funcionários que fazem login pedindo a todos os seus funcionários não essenciais na América do Norte que façam login no final do dia. A Reuters também informou que o Wells Fargo havia incentivado horários de início estranhos para chamadas de videoconferência, como 14h20, para ajudar a aliviar o congestionamento em seu sistema de teleconferência.
Uma maneira de resolver o enigma do tráfego crescente com o qual os bancos e outras empresas estão lidando é usar switches VLAN. A comutação eficaz é essencial para lidar com um aumento no tráfego de rede de aplicativos que usam muita banda larga e mais dispositivos.
Utilizando os recursos de roteamento na VLAN, você pode descarregar o roteador, o que permite um melhor gerenciamento das funções de firewall e a conectividade WAN, e um aumento no desempenho geral da rede. Além disso, o Protocolo de Controle de Agregação de Link (LACP) em switches VLAN pode ajudar aumentando a largura de banda disponível por portas de entroncamento. É como adicionar quatro faixas de tráfego a uma rodovia de uma faixa, tornando mais fácil para os usuários estar na rede sem afetar a velocidade. Switches Gigabit em portas LAN e uplinks também são úteis na redução da latência e congestionamento, enquanto o switch stacking pode ajudar a aumentar o rendimento.
3) Câmeras de vigilância ajudam os varejistas a promover compras seguras
Como um serviço essencial, os supermercados são um dos poucos lugares que ainda apresentam grande tráfego de pessoas. Como resultado, eles precisam de uma maneira para manter o tráfego do cliente em movimento a distâncias seguras na loja.
Além de as lojas limitarem o número de clientes permitidos de uma só vez, criando corredores de mão única e marcando dois metros de distância entre os clientes nas filas do caixa, algumas lojas estão recorrendo a câmeras de vigilância para obter ajuda. Câmeras de alta definição equipadas com uma visão de 360 graus e recursos de visualização ao vivo estrategicamente posicionados podem fornecer comando, controle e segurança, essenciais para armazenamento pessoal e permitir que resolvam de forma mais segura e rápida qualquer problema de segurança.
Por exemplo, câmeras de vigilância podem fornecer uma visão ao vivo da loja o tempo todo, ajudando os funcionários a monitorar o fluxo de tráfego e alertar os clientes quando eles estão se aproximando demais de outro cliente. Eles também podem alertar a equipe sobre atrasos na caixa registradora ou uma entrega na porta dos fundos.
4) Tecnologia Wi-Fi conecta alunos sem acesso à Internet
De acordo com os dados mais recentes do Departamento de Educação, 14% das crianças de 6 a 17 anos – cerca de 7 milhões no total – não têm Internet em casa. Com alguns distritos transferindo o ensino fundamental e médio para o ambiente online, há um risco enorme de que essas crianças sejam deixadas para trás.
Para permitir que os alunos se conectem enquanto as escolas estão fechadas, os distritos escolares estão ficando criativos sobre como fornecer acesso Wi-Fi. Uma maneira é usar extensores de alcance sem fio. No distrito escolar do condado de Charleston, por exemplo, eles estão estendendo os sinais de saída Wi-Fi dentro das escolas usando antenas potentes. Isso permite que aqueles que moram nas proximidades possam utilizar o Wi-Fi em suas casas. Os alunos também podem dirigir ou andar de bicicleta até o estacionamento da escola e usar o Wi-Fi cumprindo o distanciamento social. As empresas locais que desejam ajudar podem fazer algo semelhante – fornecer acesso Wi-Fi gratuito com um extensor de alcance para permitir o acesso a alunos que moram nas proximidades.
5) Quiosques de verificação de temperatura ajudando a combater a COVID-19
Os quiosques de triagem de temperatura estão surgindo em ambientes comerciais e públicos, como escolas e aeroportos, para ajudar a identificar indivíduos cuja temperatura está fora do limite do considerado normal. Esses quiosques são equipados com tecnologia sem toque que pode ler com precisão a temperatura de uma pessoa que passa em apenas alguns segundos.
O hardware principal usado nesses quiosques inclui câmeras, uma tela de dispositivo e tecnologia de reconhecimento facial e de temperatura. Os quiosques são habilitados para Wi-Fi e se conectam a binoculares ou a câmeras de vigilância que podem ser colocadas estrategicamente na entrada de uma empresa ou local. Com a câmera certa ou acoplada a luzes LED e IR, os scanners podem normalmente detectar a temperatura e os rostos, mesmo em condições de pouca iluminação.
6) Pagamentos são a nova norma
Com a necessidade de tentar se distanciar uns dos outros e evitar superfícies de alto contato, muitos varejistas, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência estão fazendo mudanças nos tipos de pagamento que aceitam. O dinheiro não é mais aceito em muitas empresas e tem havido um influxo de sistemas de POS sem contato para manter os funcionários e clientes seguros.
Muitos sistemas de PDV sem toque dependem de dispositivos móveis para transações de pagamento. A opção de pagamento sem contato mais comum é “tocar para pagar” com um smartphone ou cartão de crédito sem contato. Pagamentos por SMS são outra opção que está surgindo. Os sistemas de pagamento móvel, como “tap-to-pay”, dependem da tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC), que é um padrão estabelecido de comunicação sem fio que usa sinais de rádio de curto alcance. O uso da tecnologia é gratuito, mas o comerciante precisa de um leitor NFC para oferecer suporte a esses tipos de transações.
Outras soluções alternativas que os comerciantes estão usando para criar um sistema de POS sem toque incluem táticas como desativar o campo de assinatura ou perguntar se o cliente deseja um recibo para evitar que tenha que tocar no sistema de POS durante a transação.
7) Roteadores Wi-Fi que podem dar suporte a mais pessoas trabalhando e estudando em casa
Com pais, alunos e colegas de quarto todos em casa e trabalhando remotamente, as redes Wi-Fi estão sob pressão e os níveis de frustração são altos para todos quando a rede se torna lenta ou não confiável. Felizmente, os consumidores podem encontrar uma solução fácil e de custo relativamente baixo – substituir um roteador Wi-Fi antigo por um mais novo.
Os roteadores de banda dupla modernos criam redes dedicadas, que possibilitam que você coloque os dispositivos mais críticos na rede de 5 GHz, que é mais rápida e tem menos interferência se comparada a rede de 2,4 GHz. Você também pode procurar um roteador Wi-Fi equipado com a tecnologia MU-MIMO, que permite que vários dispositivos recebam um sinal de alta largura de banda ao mesmo tempo, aliviando o congestionamento e velocidades lentas.
Um pouco de engenhosidade pode ajudar muito na solução de problemas complexos de negócios. Você conhece algumas maneiras criativas de as empresas em sua área usarem a tecnologia de rede para se adaptar a novos desafios? Adoraríamos ouvir sobre eles.
Conteúdo produzido pela D-Link Internacional
Voltar ao Blog