Entre 2020 e 2021 um dos assuntos mais comentados no ramo da tecnologia no Brasil é o leilão do 5G. O interesse das empresas e entusiastas da inovação é justificado por diversos fatores que estão ligados a motivos que vão muito além da velocidade de dados, como as grandes oportunidades de negócio e crescimento. Esta afirmação pode ser confirmada quando pesquisas como a Global Innovation Index de 2020, onde os países mais bem colocados na no índice, são os 10 maiores em adoção do 5G.
Mas o assunto da chegada do 5G despertou muitas dúvidas relativas às conexões e tecnologia dos dispositivos: afinal, o que é o 5G? O que muda com o 5G? O que significa internet 5GHz? E por que já falamos sobre Wi-Fi 6? O que pode parecer confuso é mais simples do que você imagina.
5G no celular
O 5G é a mais nova tecnologia de internet móvel. As frequências de 5G são como avenidas aéreas por onde as empresas de telecomunicações fazem trafegar os sinais direto para os dispositivos conectados. O resultado do uso do 5G é que os próprios smartphones dispensam o uso de modems para intermediar a conexão. Além disso, abrem-se as portas para a conectividade de alto desempenho e confiabilidade.
5GHz
O Wi-Fi, por sua vez, também é uma tecnologia que vem sendo aprimorada para oferecer conexões sem fio com o mínimo de interferências e o máximo de rapidez. O Wi-Fi de 5 GHz é uma versão do Wi-Fi que está disponível para conexão em dispositivos, como smartphones e notebooks. Para os equipamentos que ainda não têm esta novidade embutida, como alguns desktops, é possível investir em um adaptador que permite a captação do sinal de Wi-Fi 5GHz, como o DWA-X582.
Adaptador para 5GHz, conexão sem fio
Wi-Fi 6
A última evolução do Wi-Fi é a sexta geração da conexão sem fio: o Wi-Fi 6. Além da velocidade, o novo padrão proporciona um desempenho superior em múltiplos pontos de acesso. Assim, as interferências na rede são ainda menores do que é apresentado no 5GHz. O novo padrão é capaz de suportar velocidades de conexão de 9,6 Gb/s, enquanto o seu antecessor chegava até 3,5 Gb/s.
Os roteadores que contam com a sexta geração do Wi-Fi proporcionam ao usuário um salto na capacidade de múltiplas conexões, estabilidade, velocidade e alcance. Estas características tornam estes roteadores perfeitos para compor casas inteligentes , uma vez que o aparelho consegue distribuir o sinal de acordo com cada dispositivo conectado. Os roteadores Wi-Fi 6 EXO AX5400 (à venda no Brasil) e o Roteador Wi-Fi 6 EXO AX AX1800 (sem previsão de lançamento no país) são duas opções excelentes para conectar dispositivos IoT e desfrutar plenamente da conexão.
Roteador D-Link Wi-Fi 6 EXO AX5400 Gigabit, ideal para composição de uma casa inteligente
Vale destacar também que este tipo de tecnologia inteligente ajuda a poupar bateria dos dispositivos, otimizando o gasto de energia graças a um novo recurso chamado Target Wake Time. Com esta melhoria, o roteador aciona o aparelho apenas no momento da transferência de dados; no tempo em que estas trocas não estão acontecendo, os gadgets ficam em stand by.
Voltar ao Blog