(SPOT.ph) Em uma casa conectada, os dispositivos de rede são quase invisíveis. A maioria escondidos em um canto, eles não recebem tanta atenção quanto outros dispositivos, como smartphones, tablets e laptops. Normalmente atualizado a cada poucos anos, hardware como roteadores são frequentemente instalados e configurados uma vez, depois esquecidos. A única hora em que as pessoas são lembradas de que ainda estão por perto é quando elas precisam se reconectar à rede.
No centro da conectividade em casas e escritórios está a tecnologia WiFi. Esta tecnologia pode muitas vezes ser dada como certa, mas os desenvolvimentos recentes tornaram-na muito mais excitante. Wi-Fi 6 é o padrão de última geração em conectividade de rede. Graças a uma nova convenção de nomeação pela aliança Wi-Fi, o nome da padrão 802.11ax é mais fácil de lembrar em comparação com padrões anteriores, como 802.11n e 802.11ac.
Com o tempo gasto pela maioria das pessoas na Internet, a alocação adequada da largura de banda entre vários dispositivos torna-se mais crucial. A geração anterior do Wi-Fi802.11ac— agora conhecido retroativamente como Wi-Fi 5 — foi projetada para fornecer Internet rápida para smartphones e laptops. À medida que mais dispositivos prontos para a Internet fazem login em sua rede, como smart TVs, consoles de jogos, aparelhos online e outros dispositivos de rede, é vital que a conectividade seja bem gerenciada pelo roteador.
Enquanto o Wi-Fi 5 já é considerado rápido e bom o suficiente para conectividade básica, o Wi-Fi 6 oferece várias vantagens. A primeira é mais rápida em velocidades de rede. Wi-Fi 6 pode ir tão rápido quanto 9,6 Gbps em comparação com 3,5 Gbps no Wi-Fi 5. Isso também significa que haverá mais velocidade disponível para todos os dispositivos da rede. Aplicativos que utilizam de banda larga pesada, como vr e streaming de vídeo 4K e 8K, terão o maior benefício. Também é uma maneira de à prova de futuro a rede à medida que a demanda por aplicativos mais intensivos em largura de banda se torna mais comum.
DIR-X1560 do D-Link FOTO POR D-LINK
À medida que mais dispositivos se conectam à rede, mais entupido ele pode ficar, como alguns podem ter notado quando todos os dispositivos capazes de Internet são ligados ao mesmo tempo. O Wi-Fi 6 está equipado para lidar com mais dispositivos na rede. Por causa de uma tecnologia chamada OFDMA, os roteadores Wi-Fi 6 podem enviar mais dados para mais dispositivos enquanto atribuem canais a cada dispositivo com base em sua atividade de rede. Em uma rede mais antiga, mais dispositivos usando Wi-Fi podem retardar toda a rede. O Wi-Fi 6 pode gerenciar efetivamente o tráfego de dados entre usuários da rede que estão jogando, baixando, transmitindo vídeo ou usando mídias sociais, por exemplo. Outra vantagem dessa nova tecnologia é o aumento da cobertura da rede. Haverá menos pontos mortos em sua casa com um roteador Wi-Fi 6.
Referências:
Texto retirado do site:
https://www.spot.ph/newsfeatures/the-latest-news-features/85736/wifi-6-explainer-where-to-get-routers-a2781-20210404
Acesso no dia 19/04/2021 às 18h.
Feito por: Ed Geronia
Traduzido e distribuido por: Luana Camara, assessora de imprensa da D-Link Brasil.
Voltar ao Blog