D-Link

Site Global
Resultado aqui
           

Prestadoras de pequeno porte se destacam no mercado de banda larga fixa no Brasil

O número de clientes de banda larga fixa no Brasil vem crescendo ano a ano na última década. Em 2020, com o início da pandemia de Covid-19 e a necessidade de executar mais tarefas online, houve um pico de demanda pela banda larga, contrastando com o período pré-pandemia. Em 2021, o setor das telecomunicações continuou em alta, com crescimento de 11,2% da banda larga fixa, segundo relatório da Anatel de 2021.

Em janeiro de 2021 a banda larga fixa atingiu 35,9 milhões de acessos. O resultado demonstra que os consumidores estão aderindo mais a esse tipo de conexão, especialmente na modalidade Fiber To The Home (FTTH) ou fibra óptica, que representa 47% deste tipo de conexão.

Em relatório mais recente da Anatel sobre as Prestadoras de Pequeno Porte, mostrou-se que mais de 80% dos acessos de Banda Larga Fixa das PPPs são feitos por fibra óptica.

Prestadoras de pequeno porte detêm mais de 42% do mercado

Somados, os Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) atingem 42,6% das conexões de internet no Brasil. Estes provedores são responsáveis por levar a internet a cidades do interior e locais de difícil acesso, onde as empresas de grande porte, conhecidas nos grandes centros urbanos, não investem pelo baixo número de assinantes. Além disso, há o empecilho do alto custo na instalação da infraestrutura, implementação de sistemas de gerenciamento e manutenção.

A lacuna deixada pelas grandes companhias de telecomunicações é uma oportunidade para as prestadoras de pequeno porte. Comparando os dados de 2015 a 2020, o crescimento mais expressivo das PPPs foi observado em cidades com menos de 100 mil habitantes.

O crescimento contínuo das PPPs

O aumento recorrente de acessos à banda larga fixa posiciona cada vez melhor as PPPs no cenário das telecomunicações. Em um período de 10 anos, as prestadoras de pequeno porte elevaram de 20% de participação no mercado para mais de 40%.

Enquanto as PPPs ganham destaque no mercado nacional de internet o cenário é de competitividade entre os provedores. Leia no blog da D-Link o artigo “Como se diferenciar de provedores concorrentes e oferecer melhores serviços para captar novos clientes?” e entenda mais sobre o assunto.

Voltar ao Blog