Entenda quais são as maiores características da smart home – a tendência de moradia altamente conectada.
Imagine a comodidade da sua geladeira alertando você quando está prestes a ficar sem determinado alimento. Ou a economia considerável de energia, pois as luzes acendem e apagam automaticamente quando você entra ou sai de um determinado ambiente. Ou simplesmente nunca precisar ficar na dependência de carregar o aspirador de um cômodo para outro, visto que o aspirador robótico agora desliza automaticamente pela casa diariamente. Dispositivos inteligentes começaram a monitorar quase todos os aspectos das casas e edifícios, como segurança e acesso, eficiência energética, eletrodomésticos e entretenimento. A previsão é que a indústria de construção e residências conectadas alcance 152,5 bilhões de dólares em 2022, segundo pesquisa divulgada pelo portal iotforall.
Basicamente, um sistema de automação residencial pode controlar a iluminação, temperatura, unidades de entretenimento, eletrodomésticos e sistemas de segurança. Esses dispositivos são normalmente conectados a um gateway central, que é controlado por um dispositivo eletrônico denominado hub e podem usar comandos de um usuário para realizar ações. Nas casas inteligentes do futuro, absolutamente tudo será controlado por comandos de voz e sensores, todos esses vários dispositivos e fontes de entrada serão monitorados e controlados por uma poderosa inteligência artificial (IA), que atualiza as rotinas com base no que aprende sobre suas preferências, horários e comportamento. Além de garantir conforto e segurança, toda essa tecnologia oferece uma proposta de vida mais inteligente e otimizada. O que assistimos em filmes e séries futuristas é real, e está há poucas décadas de tornar-se uma realidade acessível.
Os maiores benefícios evidenciados são:
Para finalizar, não podemos deixar de compartilhar um grande ponto que deve ser levado em consideração: as conexões Wi-Fi. Visto que todo esse grande sistema de alta tecnologias só é possível, quando sustentado por uma rede futurista que será fundamental no desenvolvimento de milhares de casas inteligentes. O Sistema MESH – COVR-1103 da D-Link, por exemplo, aperfeiçoa e amplifica a rede Wi-Fi com uma série de recursos avançados que agregam grande funcionalidade à conexão de Internet. Além de garantir alto desempenho, também resulta em estabilidade para todos os usuários e equipamentos da residência.
Ficou animado para começar sua casa do futuro e levar uma vida mais otimizada?
Então acesse este artigo e entenda o que é necessário para criar uma casa inteligente.