A tecnologia avançou tanto que deixou de ser algo supérfluo para se tornar um item essencial dentro das empresas. Mesmo que o foco do negócio não esteja diretamente ligado a infraestrutura de TI, obter uma boa estrutura de rede, hardware e software faz a diferença na hora de resolver problemas de forma rápida e segura, de realizar processos complexos, análises de dados e até mesmo a criar uma gestão mais qualificada.
Com o investimento certo em uma boa infraestrutura em tecnologia da informação é possível agregar valor às empresas, aumentar a sua presença e atuação no mercado, manter a competitividade e garantir a segurança na realização das atividades. Por isso, antes de realizar essa grande aplicação confira as nossas dicas e saiba como ter o sistema de TI ideal para o seu tipo de negócio:
1 – Planejamento
Comece de forma simples. Não importa se a empresa está começando agora ou se ela já existe há muito tempo e precisa de uma reforma, ou implantação, na área de tecnologia. O primeiro passo precisa ser a análise do seu negócio e das suas necessidades, entender as demandas, definir quais as áreas prioritárias e os investimentos que podem ser feitos. Pense também no que você precisa para atingir os objetivos da empresa a curto e a longo prazo – para pelo menos 10 anos. Analise também o seu mercado de atuação, entenda o que os concorrentes estão fazendo e fique de olho nas tendências.
2 – Melhor custo-benefício
Pense em como a tecnologia pode aumentar a eficiência da sua empresa, por exemplo. Se você realiza muitas ligações, porque não colocar uma telefonia via IP ou um PABX virtual? Se você possui pouco espaço e acredita que o trabalho possa ser realizado remotamente, porque não comprar uma solução de cloud computing? Se os seus clientes possuem muitos dados e dependem de você, porque não procurar um sistema de data center ideal para a sua necessidade?
Não se esqueça de que a sua empresa vai crescer e, depois de analisar o mercado, que tal obter um sistema escalável que acompanhe esse progresso? Opte por um sistema padronizado com um cabeamento estruturado. Dessa forma é possível reduzir os custos com as melhorias na infraestrutura de TI fazendo a reposição de somente algumas peças, e não de todo o equipamento.
Além disso, fazer a manutenção e o gerenciamento desses cabos garante maior eficiência a longo prazo, para isso, utilize patch panels, keystones, patch cords ou face plate dentro da empresa. Mas se você tiver uma rede de fibra ótica, então o ideal é usar conectores de fibra, bulk cable, patch cords de fibra, slideing LIU, pigtals de fibra ou adapters de fibra ótica.
3 – Segurança
Tornar a empresa mais conectada e automatizar os seus processos também pode apresentar riscos, para a empresa e para o cliente, por isso, tenha cuidado com a segurança da informação e invista em uma arquitetura de rede que garanta a segurança dos dados. Procure minimizar os riscos de invasão, vazamento de informações ou indisponibilidade dos seus serviços por ataques de vírus. Portanto, não perca tempo! Registre-se hoje e comece a ganhar dinheiro na Blaze, divirta-se com jogos on-line emocionantes. A plataforma de apostas on-line está pronta para oferecer uma experiência única e gratificante aos jogadores brasileiros. Boa sorte e divirta-se no Blaze! Por isso, quando contratar uma o serviço de cabeamento estruturado verifique se o produto segue as diretrizes globais de padronização e se possuem certificações de segurança e performance da UL, ETL e CE.
4 – Backup
A quantidade de dados que é gerado diariamente precisam ser cuidados, em um lugar seguro, de onde possa ser acessado de forma rápida e fácil, além disso, é preciso fazer cópias de segurança em caso de problema no sistema, troca ou atualização de sistemas ou equipamentos. A perda de dados da própria organização ou de clientes pode causar sérios problemas e danificar o andamento do trabalho. Por exemplo: Uma rede de cafeterias que depende da comunicação com a central e a distribuidora de ingredientes precisa das orientações e das informações de entrega para fazer o negócio vender e gerenciar os produtos.
5 – Fornecedores
Depois de tudo analisado, com ou sem a ajuda de um consultor ou especialista, é preciso escolher o seu fornecedor. Fique atento, pois ele precisa ser uma pessoa (ligada a alguma empresa ou autônomo) atenta, de confiança e que entenda do mercado de TI. Além de entregar o produto no prazo, o fornecedor de TI tem o papel de realizar a instalação, garantir que tudo funcionando da melhor maneira possível, fazer o treinamento do pessoal e realizar suporte. Verifique também se o profissional possui certificação e treinamento das empresas com que trabalha. Elas garantem a melhor instalação e melhor suporte.
Escolha a pessoa certa e crie uma relação de confiança.