As câmeras de segurança há muitos anos são utilizadas para monitorar espaços, especialmente aqueles com maior circulação de pessoas. Agora, com a popularização da tecnologia, é possível trazer este tipo de dispositivo, que teve diversos upgrades até chegar ao formato atual, para dentro de casa.
A tendência é compor casas inteligentes, com dispositivos integrados que automatizam as tarefas do dia a dia, e as câmeras de segurança inteligentes permitem o controle em tempo real do que acontece em cada ambiente do lar.
Este controle pode ser traduzido em apenas uma palavra: segurança. Uma vez que a câmera inteligente oferece visualização em tempo real direto do smartphone, os ambientes monitorados podem ser acompanhados ao vivo por acesso remoto.
As câmeras inteligentes possuem também o recurso de gravação em nuvem, que é muito eficaz quando as imagens precisam ser resgatadas. Nos episódios onde este acesso é necessário, como no caso de invasão da propriedade por terceiros, a qualidade da imagem faz total diferença e este quesito deve ser observado no momento da escolha da câmera inteligente, dando preferência a dispositivos que contam com gravação de imagem em HD (high definition).
Outro recurso importante presente em alguns modelos de câmeras inteligentes, como a DCS 8000LHv2 da D-Link, é o sensor de movimento e som, que permite a detecção de atividades anormais em ambientes. Esta possibilidade é ainda mais valiosa quando conta com a detecção de movimento no modo noturno. Muitos pais utilizam este recurso a seu favor, substituindo a babá eletrônica, pela facilidade de acesso da imagem de seus filhos durante a noite.
Com microfone embutido, as câmeras inteligentes podem ser facilmente configuradas para captar sons do espaço monitorado, ficando a cargo do usuário decidir qual é o nível de som que deve ser capturado. Por se tratar de um dispositivo inteligente e integrado a outros gadgets, a configuração é simples e escolhas como o nível da captura de som podem ser alteradas para detecções mais sensíveis durante longos períodos de ausência programados, como o período de férias, por exemplo.
Um sistema bem coordenado de câmeras inteligentes permite a integração de várias unidades conectadas, exponenciando o nível de segurança da residência e concentrando em um só local o acesso às imagens. Esta alternativa pode ser usada inclusive em sistemas de automação predial, permitindo que os condôminos de um prédio tenham o mesmo acesso às câmeras de áreas comuns do imóvel somadas às suas câmeras privadas.
Outro diferencial de algumas câmeras inteligentes é o ângulo de abrangência das captações. A DCS 8000LHv2 da D-Link, por exemplo, filma em 140º, proporcionando uma ampla visão do ambiente, além de ser compacta e discreta. Confira neste link mais detalhes sobre a DCS 8000LHv2 e veja tudo o que uma câmera inteligente pode agregar na segurança de uma smart home.
Voltar ao Blog