D-Link

Site Global
Resultado aqui
           

Qual é a diferença entre as nuvens pública e privada?

Segundo o Gartner, a indústria de serviços em nuvem crescerá quase 3 vezes mais do que os serviços de TI até 2022. E, até o final de 2019, mais de 30% de novos investimentos em software dos fornecedores de tecnologia terá mudado de cloud-first para cloud-only. Assim, seria modéstia dizer que as nuvens estão ganhando notoriedade.

Como existem vários tipos de nuvem com diferentes funcionalidades que atendem a diversos tipos de negócios, trabalhar em uma nuvem pública ou privada (conhecida também como “empresarial”) é o melhor para sua equipe de TI porque ela vai poder conciliar os desejos e as necessidades de seus negócios com os recursos e o potencial que cada uma delas pode oferecer.

Acesso, segurança e armazenamento

Uma nuvem privada fica dentro da infraestrutura de uma empresa, como a intranet ou um data center. Já a nuvem pública, como o próprio nome sugere, vai além das paredes de uma empresa. Ela pertence e é operada por um terceiro que a fornece pela internet. Com a nuvem pública, as empresas compartilham hardware, armazenamento e dispositivos de rede.

Com a nuvem privada, o acesso é restrito a apenas uma organização e há um armazenamento dedicado por trás do firewall. A segurança, portanto, pode ser mais rigorosa e personalizada dependendo das atividades do negócio.

Muitas empresas compartilham a infraestrutura de armazenamento de dados em uma nuvem pública. Isso não significa que ela seja menos segura, pois todos os dados são mantidos separados. Os protocolos de segurança e os sistemas de conformidade podem ser um padrão, que funciona para a maioria das empresas, mas que não pode ser alterado ou personalizado para um negócio específico ou para negócios com padrões de conformidade mais restritos.

Custos e manutenção

A configuração das nuvens privadas costuma ser mais cara por conta da infraestrutura de que ela precisa e do sistema criado pela equipe de profissionais de TI. Os servidores físicos, por exemplo, devem ser adquiridos e instalados no local. Além disso, a contratação de uma mão-de-obra especializada pode consistir em um longo processo que gera custos indiretos, sem contar o salário alto.

Por outro lado, a configuração de uma nuvem pública é mais barata porque o custo inicial costuma ser pré-determinado pelo provedor, ela não precisa de uma infraestrutura física dispendiosa e não é preciso contratar uma equipe interna de profissionais de TI altamente qualificados em tempo integral. Os custos de manutenção também são muito menores, uma vez que as atualizações são de responsabilidade do provedor terceirizado que, para acompanhar a concorrência, as realiza regularmente a fim de manter os clientes satisfeitos – algo que pode ser muito caro para ser feito com a mesma frequência na configuração da nuvem privada.

Escalabilidade, personalização e pensamento de longo prazo

Um dos principais benefícios das configurações da nuvem pública é sua natureza modular. À medida que sua empresa cresce e evolui ao longo do tempo, as necessidades de sua rede de TI mudarão. Ao optar por uma nuvem pública, de acordo com o que for pedido, o provedor terceirizado pode adicionar ou remover espaço e capacidades na infraestrutura com rapidez e facilidade. Isso faz com que não seja preciso dispor de uma equipe interna de TI altamente qualificada, realizar orçamentos e que diversas partes interessadas participem de uma grande atualização técnica, consumindo tempo. Em vez disso, sua empresa pode testar e implementar novos produtos junto com um provedor, que provavelmente já terá esses novos produtos prontos para uso.

É claro que uma rede privada pode ser adaptada, mas a tarefa pode ser mais cara ou, se um sistema em nuvem for configurado de modo excepcional, apresentar uma tarefa complexa de edição. O controle interno da personalização da nuvem conta muito para ambientes de negócios em que protocolos de segurança exclusivos são obrigatórios ou em que o sistema em nuvem constitui parte integral do produto oferecido.

Resumindo, a diferença entre as nuvens pública e privada reside no valor, no tipo e no controle de que você precisa. Independentemente do tipo de nuvem que escolher, a chave para o sucesso na criação de sistemas de TI eficazes, relevantes e futuristas é compreender as principais necessidades de seu negócio e identificar o que é mais importante para que sua empresa tenha sucesso no futuro.

Voltar ao Blog