Você sabia que roteador também pega vírus?
Saiba como proteger seu home office e sua rede doméstica
Com a transformação digital e o surgimento de novos equipamentos, os especialistas estão questionando cada vez mais a relação entre autenticidade e segurança.
Os roteadores, por exemplo, estão sendo profundamente estudados no que diz respeito à segurança contra os milhares de vírus recém descobertos. Uma das principais questões abordadas é que muitos fabricantes tendem a produzir grandes quantidades de dispositivos, mas continuam ignorando as medidas de segurança, fazendo com que essa prioridade fique para trás e deixando os clientes expostos a ataques cibernéticos.
Você já pensou se seu roteador doméstico é vulnerável a ataques?
Sim, os roteadores também pegam vírus!
Os HACKERS (indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores), geralmente alteram seu servidor. Os invasores também usam anúncios, resultados de pesquisa ou downloads. Por exemplo, se você vir anúncios pornográficos em sites de credibilidade e seguros, pode significar que o seu computador ou roteador já foi infectado por um vírus.
Existem diversas maneiras de proteger seu computador, telefone e roteador contra vírus, hackers e ataques. Nós separamos as principais orientações que podem ser tomadas:
- Instalações e atualizações
Uma maneira eficiente de inibir ataques contra seus roteadores é instalar atualizações de firmware e mantê-los sempre atualizados. Infelizmente, alguns modelos de roteadores não oferecem atualizações automáticas de firmware, isso faz com que você precise atualizá-lo de forma manual. Isso fornece um pouco mais de segurança, porque mantém seu aparelho com correções constantemente protegido de falhas já corrigidas.
- O acesso remoto deve ser desligado
É fundamental desativar o total acesso remoto, isso desabilitará o acesso oferecido aos invasores, trazendo menos oportunidades de entrar no seu sistema de rede.
- Troque a senha trimestralmente
Os hackers podem entrar em várias configurações de redes e roteadores, com a funcionalidade de padrões salvos em seu roteador. Por isso, alterar sua senha regularmente, ajuda a evitar ataques de hackers. Alterar as senhas de administração também inibe tentativas de ataques a informações pessoais e corporativas, principalmente em tempos de home office.
- Invista em produtos que ofereçam segurança
Alguns roteadores, já vem com um sistema de segurança mais completo e atualizado, o roteador Wi-Fi AC2600 com McAfee Protection da D-Link é um exemplo e referência nesse assunto. Ele foi totalmente desenvolvido para oferecer segurança máxima aos acessos de conexão do sua casa. Conta ainda com um sistema de segurança inteligente que está sempre se aprimorando com o aprendizado de máquina baseado na nuvem, o que aumentará ainda mais sua performance.
Conheça mais essa solução no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=MMfgfxQf_n8
Voltar ao Blog